Empreendedorismo

8 ideias de negócios inovadoras para você se inspirar

18 jul 2019

Por: Vitor Torres

O cenário econômico está mais otimista do que nos últimos anos, tendo em vista que o Banco Central prevê um crescimento considerável no saldo de crédito, o que deve aumentar o consumo das pessoas e gerar o crescimento do empreendedorismo. Para abrir a própria empresa e aproveitar esse momento, contar com ideias de negócios inovadoras é uma boa pedida.

Ter essas ideias pode ser um desafio, porém, a inovação não é somente criar algo do zero, mas também dar um novo propósito a um produto, reinventar um certo tipo de serviço ou uma forma diferente de oferecer suporte ao cliente.

Para ajudar nesse processo criativo, separamos 8 ideias incríveis para te inspirar. Confira!

1. Alimentação saudável

A alimentação fora de casa só tende a crescer, tendo em vista a falta de tempo das pessoas para cozinhar suas próprias refeições. Dessa forma, quem possui um estabelecimento do ramo ou vende comidas delivery pode se dar bem.

Para aumentar suas chances, é possível apostar na alimentação saudável e oferecer pratos práticos que tenham um conceito de nutrição consciente. Entre algumas opções, estão alimentos livres de glúten, ricos em proteínas, cultivados no local, veganos, elaborados por nutricionistas, entre outros.

Esses serviços podem ser concedidos por meio de assinaturas semanais ou mensais, por unidade ou combos com desconto, gerando uma renda constante.

2. Cuidados para os pets

O cuidado com o bem-estar dos seus animais é uma preocupação dos donos e tem se tornado cada vez maior, fazendo com que esse tipo de mercado propicie uma boa rentabilidade.

Entre os serviços que podem colocar o seu negócio em destaque no mercado, estão o passeio diário com os pets, planos de saúde, adestramento, consultoria para quem vai mudar de país, hotéis e daycare para deixar o animalzinho, entre outras alternativas.

3. Orientação profissional e pessoal on-line

A transmissão de conhecimentos que possam ser enriquecedores para um determinado público por meio da internet é uma tendência que tem ganhado cada vez mais espaço. Isso tudo pode ser feito por meio de blogs, vídeos do YouTube, Facebook, Instagram e demais canais digitais.

Todo mundo tem uma experiência ou um conhecimento que pode ser ensinado a outras pessoas. Por exemplo, você pode ensinar sobre relacionamentos, moda, cuidados do lar, gestão de tempo, finanças, aulas de idiomas – qualquer assunto que você domina ou tenha formação e tenha público. Nesse caso, o importante é passar credibilidade, segurança e autoridade sobre o tema que se propôs a falar.

4. Caixas de assinatura

Esse é outro modelo de negócio que vem se tornando muito popular no Brasil. O conceito da caixa de assinatura é o seguinte: um cliente assina o serviço e então você reúne em uma caixa diversos produtos e envia para ele, normalmente uma a cada mês.

Elas são baseadas em temas, como livros, cerveja, beleza, queijos, entre outros. O legal é que o conteúdo da caixa é uma surpresa, o que torna o serviço bastante interessante. É uma ideia excelente para novos empreendedores, já que existem vários nichos potenciais que ainda não foram explorados. Por isso, não espere mais para procurar as deficiências do mercado e abrir sua empresa.

5. Microcervejarias

Trabalhar com a venda de cerveja artesanal tem sido um bom negócio para os pequenos empreendedores, o que se confirma pelo aumento significativo de cervejarias registradas nos últimos tempos – basta dar uma volta nos bairros mais boêmios da sua cidade para encontrar algumas.

O sucesso das cervejarias ocorre porque elas apostam no uso de ingredientes de qualidade e insumos locais a fim de alcançarem um aroma, sabor e outras características da bebida diferenciadas de tudo que já se encontra disponível no mercado. E, assim, conquistam os cervejeiros.

É um investimento que vale a pena pelo fato de estarem inseridas em um segmento em ascensão, com um público “apaixonado” e fiel.

6. Agência de marketing digital

Com o avanço da tecnologia, os investimentos em marketing digital aumentam a cada ano. A grande vantagem desse negócio é que você não precisa ter uma estrutura física, já que sua agência pode funcionar totalmente on-line.

Alguns dos serviços que podem ser desenvolvidos por uma agência de marketing digital são a produção de conteúdo para a internet, planejamento de Inbound Marketing, análise de SEO, entre outros.

7. Clube Gourmet

Entre as ideias de negócio inovadoras mostradas aqui, essa é uma ótima opção para montar um negócio na base de contatos, considerando que é possível criar parcerias com as melhores lojas de alimentos e bebidas importadas.

Você monta um grupo com clientes interessados e realiza a venda dos produtos das lojas parceiras. Para isso, pode apresentar as novidades e oferecer degustações em eventos exclusivos para membros do clube, cobrando uma comissão pelas vendas que forem fechadas. Estabelecendo essas parcerias, o custo do seu negócio será muito baixo.

8. Desenvolvimento de aplicativos

Ninguém tem dúvidas de que a tecnologia é essencial na vida de praticamente todo mundo nos dias de hoje. Os aplicativos, por exemplo, são excelentes ferramentas para tornar a rotina muito mais simples. Nesse caso, você pode criá-los para empresas que buscam recursos para realizar operações de uma maneira mais prática e eficiente.

Alguns exemplos são: consulta de extratos bancários, agenda digital, gerenciamento de produtividade, compra de matéria-prima on-line, entre ouros. É uma excelente alternativa para quem se aventura com as possibilidades que essa nova demanda oferece.

Essas são apenas algumas ideias de negócio inovadoras nas quais você pode se inspirar. É importante ter em mente que existe espaço para quase tudo no mercado. Por isso, pesquise e reflita sobre suas habilidades e experiências, e escolha o nicho mais adequado ao ser perfil. Depois, faça um plano de negócio, tenha metas claras, coloque as estratégias em ação e lute pelo sucesso.

Conseguiu identificar o melhor negócio para você? Aproveite sua visita em nosso blog e descubra quais são as 16 dúvidas que todo pequeno empreendedor tem para aprimorar ainda mais seus conhecimentos e sair na frente da concorrência.

Vitor Torres

Vitor Torres

Vitor Torres é fundador da Contabilizei (o jeito mais fácil e econômico de realizar contabilidade), empreendedor e investidor de startups.