Empreendedorismo

Case de sucesso: Oh Lala Dani! e Contabilizei

26 jul 2019

Por: Vitor Torres

Se você pudesse saber mais sobre um assunto que adora, compartilhar conhecimento e ainda transformar isso em um negócio rentável?

A Dani, o Robinson e o Lucas, trio que está por trás do Oh Lala, Dani!, transformaram a sua paixão pela cultura francesa em uma empresa de sucesso, proporcionando experiências para as pessoas levarem para as suas vidas pessoais e profissionais.

Mas calma! Este não é mais um daqueles posts sobre uma turma de jovens amigos que largaram tudo para viver um sonho. Na verdade, como veremos a seguir, Dani, Robinson e Lucas caminharam com passos de formiguinha, aproveitando, com muito entusiasmo, as oportunidades que encontraram pelo caminho e contando com o apoio da Contabilizei para cuidar da contabilidade.

Conheça um pouco dessa jornada e se inspire para tirar os planos da gaveta!

Escolhas: conduzindo a transição de carreira

Essa história já tem um começo inusitado. A cultura francesa é bem conhecida em todo o mundo pela gastronomia e pelas artes. A Daniela Santos poderia ter se limitado aos famosos pratos franceses, já que é formada em Nutrição, mas foi no ensino da língua francesa que ela se encontrou. Dos costumes tradicionais aos filmes e livros, o francês sempre esteve presente em sua vida, inspirando sonhos.

Quando eu comecei a dar aula de francês, eu me descobri. Essa era a área em que eu realmente queria me desenvolver. Eu estava completamente apaixonada por dar aulas usando uma cultura que transformou a minha vida. Foi assim que o Robinson me ajudou a visualizar que ali a gente poderia iniciar um negócio, afirma.

foto de capa
Foto: Dani explorando Paris e colhendo experiências para as aulas

E foi aí que eles decidiram começar com um blog. Assim, o início da Oh Lala Dani foi igual ao da Contabilizei: todo online.

Em 2016 começamos com o blog. O projeto nasceu inteiro online e a intenção não era ter escola, mas não poderíamos desperdiçar tanto potencial e talento vendo a paixão da Dani de ensinar a língua francesa com uma metodologia única. Nós partimos para as aulas físicas e hoje o negócio virou híbrido.

Transformando um sonho em negócio rentável

Nas aulas, Dani compartilhava as suas experiências em viagens para tornar os conteúdos ainda mais interessantes e próximos ao cotidiano dos alunos. Com o blog no ar e as aulas acontecendo, Robinson, Lucas e Dani viram o sonho ganhar mais corpo e começaram a traçar o plano de negócios.

Depois de alguns meses que o blog foi ao ar, o passo seguinte foi abrir o CNPJ. Era tirar a Dani da escola para qual eu trabalhava e passar a ser Dani com imagem e empresa, com um CNPJ próprio.

Hoje, além do blog, da newsletter, e das aulas, a Oh lala, Dani! vai muito além de uma escola de idiomas tradicional. É um ateliê de experiências que usa a língua francesa como ferramenta para as pessoas abrirem novas portas — tanto profissionais, quanto pessoais.

Felizmente, Dani jamais deixou que o entusiasmo que a França desperta nela se apagasse.

Eu acredito que quando você fala de uma coisa com paixão e sinceridade, você traz o que aquilo realmente impactou na sua vida. Não é só a língua. É o que ela fez comigo e o que pode fazer com as pessoas.

Mas como tocar a estrutura de um negócio em expansão e manter toda essa energia para engajar os alunos em seus processos de aprendizado? Oui, foi nesse momento da história que a Contabilizei entrou em cena — e não saiu mais, nem mesmo à francesa! Hoje já são 2 anos de parceria.

Troca de conhecimentos dentro e fora de sala de aula

A vontade de empreender da Dani e do Robinson casou perfeitamente com o modelo de contabilidade online adotado pela Contabilizei. Afinal, eles precisavam de uma solução que agregasse praticidade ao dia a dia e permitisse ter mais tempo para cuidar das outras áreas do negócio.

Foi engraçado porque nós já nascemos digital. A Contabilizei foi a primeira escolha. Não tivemos dificuldades ou trabalho. A adaptação foi bem tranquila.

Ao ingressar em nossa plataforma, os clientes passam por um processo de onboarding, uma espécie de tour virtual. É o momento de aprender, passo a passo, como lidar com as funcionalidades que serão parte da sua rotina contábil, incluindo impostos, nota fiscal, conciliação bancária etc. É o uso correto dessas ferramentas que reduz o tempo gasto com contabilidade em poucos minutos por mês e traz mais liberdade para o empreendedor.

Com mais de 10 mil clientes, podemos dizer que ganhamos experiência para entender as particularidades dos pequenos negócios. No nosso dashboard, é possível acompanhar como está a emissão de notas fiscais, verificar movimentações bancárias, entre outros.

Você também sai ganhando em tempo. A gente deixa o Robinson falar por si mesmo:

A reunião, que antes durava 2 horas, agora é feita em 20 minutos, focando no que realmente importa: nosso produto, atender clientes e desenvolver novas soluções.

Mas o que fazer se ainda existirem dúvidas no fim do tour? Você pode refazer a qualquer momento e/ou agendar uma ligação com o nosso time de atendimento dentro da própria plataforma — basta escolher o melhor dia e horário.

Nosso time está preparado para ajudar em todos os procedimentos de contabilidade. Temos colaboradores especializados em folha de pagamento, abertura de empresas, societário, apuração de impostos, entre outros.

A Contabilizei e a Oh La La Dani formam uma equipe com pessoas que têm uma capacidade incrível para gerenciar e ouvir, somadas aos esforços de um time a fim de ensinar, é perfeito. A vontade de aprender é gigantesca e a vontade de ensinar da Contabilizei também. Casou muito bem, contou Dani.

Parece que não estamos em universos tão distantes assim, não é mesmo? Afinal, estamos juntos na missão de desburocratizar a contabilidade e fortalecer o crescimento do empreendedorismo.

Contabilidade online gerando resultados que vão além do digital

Democratizar a contabilidade é uma das nossas principais bandeiras. Nós sabemos quantas dúvidas surgem quando se deseja abrir um novo negócio.

A falta de conhecimento pode levar a muitos erros de procedimento e cálculo, causando prejuízos que podem ser fatais para quem está no início. Por isso, a Contabilizei oferece serviços por um valor acessível, sendo que a abertura de empresa é gratuita.

Na nossa plataforma, você encontra recursos para fazer a integração com bancos e emitir notas fiscais de maneira simples.

Assim, cada um organiza a sua rotina contábil da melhor maneira possível. A Dani, o Robinson e o Lucas, por exemplo, sempre fazem a conciliação bancária na plataforma juntos.

Todo começo de mês nos organizamos para fazer a conciliação bancária. Isso é muito importante, pois, uma semana depois, nós apresentamos um relatório e discutimos quais são as metas do mês.

Com a criação de bons hábitos, você não só ganha mais noção sobre a sua situação financeira, verificando como está o ritmo do negócio e o que gera mais receita, como também tem mais autonomia. E, por falar em autonomia, a nossa plataforma oferece recursos de sobra para você cuidar da sua rotina a qualquer hora e lugar.

Dani, Robinson e Lucas transformaram a paixão pela cultura francesa em um negócio capaz de proporcionar novas experiências de aprendizado. Nós, da Contabilizei, nos orgulhamos pelos mais de dois anos de parceria e por ajudar na realização desse sonho.

E você? Também quer abrir o seu negócio e sem ter dor de cabeça com contabilidade? Entre em contato e conte com a gente!

Vitor Torres

Vitor Torres

Vitor Torres é fundador da Contabilizei (o jeito mais fácil e econômico de realizar contabilidade), empreendedor e investidor de startups.