Novidade: Confira as dicas dos nossos parceiros para o seu negócio. Acesse e se programe.

Tabelas Contábeis

Planilha Excel de controle financeiro Empresarial grátis para download

Atualizado em 13 out 2020

O que você irá ver nessa planilha?

Uma ferramenta prática para o controle anual de suas finanças. Lá podem ser cadastradas as transações diárias de sua empresa, tanto de entrada quando de saída de dinheiro. Tudo que você precisa fazer é baixar planilha Excel de controle financeiro, ir até o mês atual, e começar a fazer os lançamentos. 

A planilha Excel de controle financeiro para pequena empresa grátis ainda oferece uma visualização financeira geral mês a mês, com as receitas, despesas e o saldo final.

Conheça as principais funções de uma planilha de controle financeiro

As principais funções de uma planilha de controle financeiro são:

  • Cadastrar as receitas e despesas da empresa;
  • Cadastrar as datas, os valores e as categorias de tudo que entra e sai;
  • Ter uma visão das categorias que mais geraram despesas no mês;
  • Ter uma visão das principais fontes de receita;
  • Ter o saldo atual, após os lançamentos.

Dicas para o controle financeiro empresarial

Uma primeira dica que irá fazer toda a diferença em sua gestão e que muitos empreendedores não se dão conta é separar as finanças pessoais e as da empresa. Por mais que tratar as duas ao mesmo tempo pareça a solução mais rápida e fácil no curto prazo, ao longo do tempo isso causa confusão e atrapalha a identificação de uma e de outra, gerando falta de controle e possíveis problemas financeiros.

A segunda dica, uma vez que você tenha muito bem definido o que são as finanças da empresa, é cadastrar todas as receitas e despesas, diariamente. Para isso, conte com planilhas Excel prontas, que acabam por facilitar e agilizar esse cadastro. Comece baixando a planilha de controle financeiro da Contabilizei acima, e faça o registro de transações do negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? A Contabilizei fala mais a respeito no artigo com dicas de gestão financeira para PJ

Como montar uma planilha de controle financeiro empresarial?

Siga os passos para montar sua planilha de controle financeiro :

  1. Baixe a planilha de controle financeiro da Contabilizei;
  2. Acesse a aba referente ao mês atual para começar a usar;
  3. Em cada aba, inclua informações de lançamentos
  4. Confira seu saldo na data do último lançamento
  5. Vá até a aba “VISÃO GERAL” para acompanhar o total de receitas e despesas mês a mês

Motivos para fazer um controle financeiro

As vantagens são inúmeras, mas algumas das principais razões são: a possibilidade de adiantar possíveis problemas de falta de dinheiro no caixa da empresa, mudando o destino de alguns gastos para preencher o valor, visão de gastos em excesso e acompanhamento da evolução da empresa.

No longo prazo, isso se reflete em uma boa saúde financeira para que seu negócio possa prosperar.

As consequências de não ter um controle financeiro

Além da falta de conhecimento sobre como o dinheiro da empresa está sendo gasto, a falta de controle financeiro pode acarretar altos juros e taxas de atraso em decorrência do não pagamento dos tributos e outras contas.

Além disso, o endividamento também enfraquece o relacionamento de sua empresa com fornecedores e bancos, podendo fechar portas para a manutenção e crescimento do seu negócio.

No aspecto pessoal, a ausência da gestão financeira ainda gera estresse e comprometimento do seu patrimônio. Aproveite também para ler nosso artigo sobre como organizar as finanças pessoais.

Regime de Caixa x Regime de Competência

O regime de competência é um registro de transações (receitas e despesas) no momento em que são geradas, não importando se o valor foi pago ou recebido. Ele serve como uma importante ferramenta contábil para a empresa, sendo usado no Demonstrativo de   Resultados do Exercício (DRE). 

Já o regime de caixa é uma ferramenta gerencial e não contábil, onde os valores são registrados apenas quando pagos e recebidos, como um extrato bancário.

Planilha de controle financeiro diária

Para fazer o controle diário, cadastre todos os lançamentos e não se esqueça de incluir os dados solicitados nas abas mensais: se o lançamento é uma receita ou despesa, a categoria (por exemplo, uma venda, pagamento de fornecedor, conta de luz, etc.), descrição e data.

Ao baixar planilha Excel de controle financeiro, a prática de registrar os lançamentos deve ser mantida de forma consistente, assim é possível acompanhar ao final de cada dia o saldo correto da empresa. 

Planilhas de controles financeiro mensal

Trata-se de uma visão geral criada a partir dos dados cadastrados diariamente. Ao contrário da visão diária, que deve especificar em detalhes as origens e valores de cada transação, a visão do mês é mais geral, trazendo apenas o consolidado total.

Em alguns modelos avançados, em especial para empresas que já têm um histórico financeiro, é possível fazer previsões para os próximos períodos.

Planilha de controle financeiro simples

Um modelo de planilha simples conta com informações básicas para o controle financeiro: lançamentos diários de entrada e saída, especificação do lançamento e saldo atual.

Planilha de controle financeiro avançada

Além das funcionalidades acima, uma planilha de controle financeiro avançada conta com gráficos e cálculos de tendências, que podem ser um bom termômetro do crescimento a longo prazo. 

Em alguns casos, também oferece uma visão de lucratividade (análise da margem de lucro sobre a venda do produto ou serviço) e também uma visão ampla de transações por categorias de lançamentos, como materiais, contas de consumo, folha de pagamento, vendas, etc.

Qual o melhor programa de controle financeiro empresarial gratuito?

Uma das melhores formas de manter o controle financeiro empresarial de forma gratuita ainda são os modelos de planilhas online, principalmente do Google, pois não exigem que você tenha o Excel instalado em seu computador. 

Existem diversos programas para gestão financeira direcionados para empresas, em versões pagas ou gratuitas para teste. Saiba mais em nosso artigo sobre ferramentas de gestão empresarial.

O que se pode controlar com uma planilha de controle financeiro? 

As transações do seu negócio na data em que acontecem (desde que sejam registradas de forma correta, diariamente). Além disso, é possível observar o histórico da empresa e também acompanhar se ela está cumprindo com seu planejamento.

Contabilizei

A Contabilizei é líder em abertura de empresas no Brasil e mantém esse blog para levar conteúdo de qualidade aos pequenos empreendedores.

Deixe um comentário

avatar