Contabilidade

O que é a contabilidade gerencial e por que é importante?

22 out 2019

Por: Vitor Torres

Fazer a contabilidade de uma empresa é uma obrigação, mas não precisa ser difícil. Seu contador pode fazer muito mais que regularizar o pagamento de impostos, apresentar declarações para o Fisco.

No contexto de modernização da atuação dos contadores, a contabilidade gerencial surge como forma de trabalho que vai além do modelo tradicional, fornecendo informações para que os sócios cuidem melhor dos rumos de negócio.

Quer entender melhor o que é contabilidade gerencial e como ela funciona? Acompanhe este artigo e esclareça suas dúvidas sobre o assunto!

O que é contabilidade gerencial? 

A contabilidade gerencial é uma área em que os contadores atuam de maneira mais colaborativa na gestão empresarial, utilizando dados financeiros para produzir relatórios que auxiliam no processo de tomada de decisão. 

O contador gerencial fornece informações mais completas ao empreendedor sobre a situação financeira, as perspectivas e as oportunidades para a empresa. Nesse sentido, seu trabalho é voltado para produzir documentos e informações que não apresentam serventia senão dentro da empresa.

Assim, diferentemente do modelo mais tradicional, que produz documentos que serão entregues aos órgãos públicos, o contador gerencial cria relatórios que serão utilizados internamente.

Vale pontuar que a contabilidade gerencial não é um processo feito à parte do restante. A contabilidade tradicional   essencial e obrigatória  –, que engloba impostos, declarações, guias, entre outros, pode ser feita pelo mesmo contador. O modelo gerencial apenas acrescenta serviços ao que já era feito, mas sem descuidar do básico.

Obrigado

.

Assine nossa newsletter e
receba conteúdos exclusivos


Entre para a Contabilizei

Quais os benefícios para sua empresa?

Quem toma conta da empresa tem que se manter informado sobre os rumos do negócio. A contabilidade gerencial trabalha como um braço direito dos sócios, fornecendo a eles todas as informações de que precisam para tomarem as melhores decisões.

Quer saber se a empresa está cumprindo as metas? Pergunte ao contador como andam os dados de faturamento, o lucro, o fluxo de caixa. Tem dúvidas sobre o extrato bancário da empresa? Veja a análise feita pela contabilidade e entenda melhor como a conta é movimentada ao longo do mês.

Com o apoio da contabilidade gerencial, suas decisões de gestão serão tomadas com base em dados reais da sua empresa. Sem achismos, sem copiar de concorrentes, tudo baseado em fatos e com possibilidade de pensar e planejar em curto, médio e longo prazo.

O modelo de contabilidade gerencial agrega muito valor à gestão de pequenas empresas. Com as informações recebidas, o dono pode compreender os números e transformá-los em um plano de ação.

Na sequência, veja as principais vantagens!

Aumento de eficiência da gestão

Ser eficiente quer dizer fazer mais com menos, acertar mais rápido e tomar decisões de forma ágil. A contabilidade gerencial pode apoiar o empresário em todos esses aspectos, tornando a gestão muito mais otimizada.

O gestor poderá basear suas decisões em informações concretas, reduzindo as chances de erros e levando menos tempo para colocar mudanças em prática.

Apoio no controle de desperdícios

É comum que os pequenos empreendedores não tenham conhecimento das áreas que desperdiçam recursos em sua empresa, pois estão mais focados em mantê-la em ordem.

A contabilidade gerencial auxilia a resolver esse problema, pois fornece as informações já organizadas para que seja possível enxergar para onde o dinheiro está indo.

Maior controle financeiro

Para controlar melhor as finanças, é importante estar sempre um passo à frente dos acontecimentos, evitando surpresas. Adotando a contabilidade gerencial, sua empresa terá fácil acesso a dados como perspectivas do fluxo de caixa, projeção de lucratividade, simulação de enquadramentos tributários, etc. 

Essas informações permitem que o empreendedor se prepare para aproveitar novas oportunidades, fazer investimentos e implementar soluções na vida financeira da empresa.

Mais aprendizado sobre seu negócio

Não faz ideia do que seu contador está fazendo e por qual motivo ele faz as coisas de uma determinada forma? Na contabilidade gerencial o contato entre o dono do negócio e o contador é totalmente diferente, pois um não trabalha sem o outro.

Qual o papel do contador na contabilidade gerencial?

O contador tem um papel fundamental na contabilidade gerencial. Cabe a ele estudar os números recebidos do cliente e transformar em indicadores.

Para ser um agente facilitador, é importante que o profissional da contabilidade seja altamente qualificado e entenda de gestão empresarial. O conhecimento profundo dos números e da situação financeira da empresa fazem com que ele saiba indicar perspectivas, atuando como um tradutor entre o empreendedor e os números.

Como utilizar a contabilidade gerencial?

Para usufruir ao máximo dos benefícios da contabilidade gerencial, é preciso estruturar a empresa.

A melhor forma de ter todas as informações financeiras e contábeis sempre à mão e organizadas é utilizando a tecnologia.

A plataforma da Contabilizei, por exemplo, fornece os dados necessários para guiar o gerenciamento. Tudo de forma online e descomplicada para ajudar no entendimento sobre os números da empresa, pois é importante que os passos rotineiros da contabilidade sejam bem feitos para, depois, dar os primeiros passos na contabilidade gerencial.

Com o apoio de um bom serviço de contabilidade online, esse processo se torna simples. Além disso, investir em profissionais qualificados, que utilizam a tecnologia e atuam como facilitadores, é uma ideia muito interessante para modernizar seu negócio.

Quer conhecer uma contabilidade que traduz o contabilês para o português e está sempre online para tirar suas dúvidas? Conheça a Contabilizei e simplifique a contabilidade da sua empresa!

Vitor Torres

Vitor Torres

Vitor Torres é fundador da Contabilizei (o jeito mais fácil e econômico de realizar contabilidade), empreendedor e investidor de startups.