Contabilidade

Afinal, preciso de contador para abrir empresa?

1 nov 2019

Por: Vitor Torres

Especialmente quando se está começando a empreender, é comum as pessoas procurarem economizar o máximo que podem. Isso porque, além de todos os fatores necessários para início das atividades, como equipamentos ou local de instalação, é preciso também considerar os custos legais que chegam junto com o CNPJ. Também por esse motivo, uma das perguntas que surgem é: “Preciso de contador para abrir empresa ou consigo fazer tudo sozinho e não gastar com esse serviço?”. A resposta é simples: se você está abrindo qualquer tipo de empresa que não seja MEI, você precisa sim de um contador.

Para responder melhor essa questão, a primeira coisa que deve ter em mente é que um profissional da área pode lhe ajudar a economizar dinheiro, sendo possível até abrir empresa de graça, como explicaremos mais à frente. 

Tempo é outro ponto que também será poupado com esse auxílio, permitindo que você se dedique a outras áreas importantes para começar o seu projeto. Além disso, o processo é bastante burocrático e pode ser um tanto confuso para quem não tem experiência. 

Então que tal saber mais sobre a real necessidade de ter um contador para abertura do CNPJ e quanto esse serviço pode ser benéfico para a sua empresa?

Preciso de contador para abrir empresa? 

Por lei, nenhuma empresa precisa de contador para fazer a abertura. No entanto, os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) orientam que todas as pessoas jurídicas contem com um profissional de contabilidade registrado para acompanhamento e contabilização de sua movimentação financeira mensalmente — exceto o MEI (Microempreendedor Individual).

Para que você seja considerado um MEI, a renda anual do seu negócio não pode ultrapassar R$ 81 mil. Além disso, é preciso verificar também, antes de efetuar a abertura da sua empresa, outros critérios, como as atividades permitidas para essa categoria nesta tabela MEI

Para aqueles que não se enquadram nessa categoria, outra opção de regime tributário é o Simples Nacional, que é designado para ME (microempresas) e EPP (empresas de pequeno porte) com faturamento bruto de até R$ 4,8 milhões ao ano. 

No caso da abertura de empresa, propriamente dita, a maior diferença é que o MEI consegue fazer isso de uma maneira um pouco mais simplificada, acessando o Portal do Empreendedor e seguindo as orientações. Já quem se enquadra como Simples Nacional tem um processo um pouco mais complexo. 

Preciso de contador no Simples Nacional? 

Como já mencionado, não há nenhuma lei que obrigue a abertura de CNPJ através de uma contabilidade. Porém, por ser um trâmite bastante burocrático, a ajuda profissional é altamente recomendada, pois, além de otimizar o processo, evita problemas futuros. Por esses motivos, é preciso de contador para abrir empresa. 

Ainda mais no caso do Simples Nacional, é fundamental ter extremo cuidado. Para se ter uma ideia, qualquer informação errada pode atrasar a finalização do processo em meses. Mas com o auxílio de um bom serviço de contabilidade, você não precisa se preocupar com nada disso.

Abra sua empresa de graça

Por que o contador é importante para abrir empresa?

Por mais que não seja obrigatório ter um contador para abrir empresa, vale lembrar que o serviço de contabilidade mensal é exigido por lei, especialmente para os pequenos empreendedores, e deve ser realizado durante todo o tempo de vida do seu CNPJ.

Esse profissional será responsável pela manutenção dos livros contábeis, por certificar que todas as obrigações tributárias estão sendo cumpridas e, além disso, pode atuar como um importante consultor para o seu negócio, dando orientações sobre fluxo de caixa, investimentos, planejamento tributário, entre outros.

Por tudo isso, contar com apoio de uma contabilidade desde os primeiros passos, é a garantia de que tudo será feito corretamente e dentro das exigências legais e, além de ser preciso de contador para abrir empresa, há outras vantagens que esse serviço oferece nessa etapa. Veja duas principais:

  • economia de dinheiro: ninguém melhor do que um contador para identificar em qual classificação de atividade e regime tributário seu negócio se enquadra, e isso é fundamental para que os impostos pagos sejam os certos. Além disso, você pode abrir sua empresa de graça com a Contabilizei;
  • economia de tempo: um contador vai otimizar o tempo que você gastaria para abrir a sua empresa sem ajuda, garantindo que todos os trâmites burocráticos sejam realizados corretamente. 

Agora, quando seu negócio já estiver em atividade, um contador vai lhe ajudar com:

  • questões fiscais: auxiliando no cálculo de impostos e no controle de entrada e saída de valores, identificando pontos que permitem redução de custos, realizando balanços patrimoniais, entre outros;
  • questões contábeis: garantido que toda contabilidade da sua empresa esteja em ordem e mantendo demonstrativos contábeis em dia, evitando problemas (até sérios) com a justiça;
  • questões trabalhistas: auxiliando no fechamento da folha de pagamento e em cálculos de pró-labore.

Obrigado

.

Assine nossa newsletter e
receba conteúdos exclusivos


Entre para a Contabilizei

Como escolher uma empresa de contabilidade?

Como vimos ao longo do texto, pode até não ser obrigatório, mas é sim preciso de contador para abrir empresa. Esse serviço torna o processo muito mais simples e fundamental para garantir que seu negócio se desenvolva bem desde o início.

Por isso, separamos algumas dicas que vão lhe ajudar a escolher o melhor serviço de contabilidade para essa tarefa.

Confiança e credibilidade

O contador terá acesso a toda parte financeira do seu negócio, ou seja, saberá de informações precisas, e até confidenciais, de todos os valores que são movimentados. Justamente por esse motivo, é essencial escolher uma empresa de contabilidade séria e comprometida em ajudar a sua empresa a crescer. 

Você pode pedir indicações a amigos, a outros empreendedores, ou mesmo fazer uma boa pesquisa na internet, verificando quanto tempo a contabilidade está no mercado e qual a opinião dos clientes atendidos.

A transparência é outro critério que não pode ser deixado de lado durante essa escolha. O uso da tecnologia na prestação dos serviços contábeis é uma excelente maneira de avaliar esse ponto. Nesse quesito, a Contabilizei é pioneira, sendo o primeiro escritório de contabilidade online do Brasil com mais de 10 mil clientes.

Otimização dos processos e economia

Por falar em internet, uma empresa de contabilidade online, como a Contabilizei, é uma excelente opção para quem precisa de contador e busca otimizar os processos que envolvem essa parceria.

Auxiliando desde a abertura da sua empresa, a contabilidade online oferece simplicidade nos processos, já que tudo é feito virtualmente. Somado a isso, comunicação clara, rápida e precisa, além de valores mais acessíveis que se adéquam às necessidades das pequenas empresas.

Quanto um contador cobra para abrir uma empresa?

Não há um preço fixo ou pré-determinado para prestação dos serviços de contabilidade. Além disso, os valores cobrados diferem de acordo com o porte, faturamento, ramo de atividade, número de funcionários e complexidade das tarefas contábeis da sua empresa, entre outros pontos.

No caso da Contabilizei, por exemplo, a abertura da sua empresa é feita de forma gratuita, pagando apenas as taxas governamentais, ao contratar um dos planos anuais, o que é uma enorme vantagem! 

Preciso de contador para abrir empresa? Concluindo…

Depois de descobrir tudo isso, a dúvida inicial se é preciso de contador para abrir empresa foi esclarecida? Ainda que não haja uma legislação que exija isso, mesmo para o Simples Nacional, contar com serviços como da Contabilizei desde o começo do seu negócio pode ser um grande diferencial que vai evitar transtornos e dores de cabeça futuros.

Por isso, nossa dica é: se quiser economizar dinheiro, além de tempo, veja aqui como abrir seu CNPJ de graça.

Vitor Torres

Vitor Torres

Vitor Torres é fundador da Contabilizei (o jeito mais fácil e econômico de realizar contabilidade), empreendedor e investidor de startups.